domingo, 25 de setembro de 2011

Estadia no quarto do hospital...

No fim desta semana fui transferida para um quarto no piso onde estão todas as recém-mamãs com os seus rebentos. Desde aí tem sido engraçado associar determinados sons com o que se passa ali fora.

O choro. O choro de um recém-nascido é uma coisa mesmo profunda, conseguimos quase imaginar a cara de sofrimento que eles estão a fazer naquele momento só pelo som. Mas o choro de vários recém-nascidos só significa uma coisa por aqui...hora do banho. Os piolhitos gostam tanto da hora de banho que choram como se estivessem desesperados e choram ainda mais quando as pediatras os examinam diariamente. Verdade seja dita que alguns recém-nascidos ainda não sabem chorar e emitem um género de uns arranques que duram dois segundos, estes normalmente são os que têm muito poucas horas de vida. Depois da hora do banho...silêncio absoluto.

O alarme. Imaginam o alarme das lojas? Ou de incêndio? Agora imaginem estarem no vosso quarto a ver um episódio da Anatomia de Grey em que anda um louco com uma pistola no hospital a matar pessoas e de repente começa a tocar um alarme semelhante aos que referi. Afinal tudo tem explicação. Parece que os pequeninos usam pulseiras electrónicas e quando aproximam os bebés das saídas para os elevadores ou as pulseiras deixam de estar em contacto com a pele dispara um alarme. Assim as mamãs e os papás podem dormir tranquilos sobre a segurança dos pequenos. E eu posso dormir tranquila de que a ficção não se torna realidade.

Os risos. Esta ala é fértil em sorrisos e gargalhadas, as pessoas estão simplesmente felizes e é incrivel ver como um pequeno ser consegue com poucas horas de vida trazer tanta alegria ao mundo. Se existisse uma medidor de felicidade esta zona seria a que teria o indicador mais elevado. E isto não é válido só para os pais, mas para as visitas e as próprias enfermeiras.

Esta tem sido uma das partes giras desta estadia, em que se filtra o que é mau e só nos focamos no bom, no diferente, no cenário de um futuro próximo. E estando aqui sossegadinha no meu quarto vou-me entretendo a conhecer o mundo que me rodeia pelos sons e a desejar ter tempo para ainda descobrir muito mais.


4 comentários:

  1. Parece que aí acabas por estar mais distraída (na medida do possível). Acredita que vai tudo correr bem e que a tua pequenina vai ser uma bebé linda e forte :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tudo tem o seu lado positivo!
    Assim sempre podes ir aprendendo mais algumas coisas com as jovens mães que por aí passam.
    E já agora, podes ir mandando umas dicas sobre choros e tudo isso. ;-)
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  3. Ao menos vais-te focando no que é bom!!! ainda bem!!! boa sorte para voces duas!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que te focas no que é bom :)

    Beijinhos grandes

    imensidaodosdias.blogspot.com

    ResponderEliminar