quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tiques e Manias

Todos nós temos tiques e manias que muitas vezes nos passam despercebidos, mas que aos olhos dos outros são claros como água.
Em conversa com um amigo, fiquei a pensar sobre os meus tiques e as minhas manias e penso que os mais óbvios são:
Tiques
  • Quanto estou nervosa ou stressada esfrego a testa como se tivesse uma dor de cabeça e bato a perninha direita;
  • Quando tenho medo ou estou numa situação desconfortável aperto os lábios com força um no outro;
  • Quando estou confortável sento-me com uma perna cruzada por baixo da outra;
  • Quando estão a falar para mim e não estou a ouvir nada evito o contacto visual para que a pessoa perceba que não vale a pena;

Manias

  • Tenho a mania de ouvir música alto no carro quando os meus problemas me assaltam a memória, acho que assim eles se dissipam por minutos;
  • Tenho a mania de desorganizar o meu dia, aceitando todos os pedidos de ajuda e arranjando mais trabalho para depois passar o dia em stress;
  • Tenho a mania de analisar as pessoas quando me são apresentadas, fico calada e só observo, desta forma acho que cometo menos erros e crio menos expectativas, é um género de mecanismo de defesa que desenvolvi.
  • Tenho a mania que só adormeço se ligar a TV do quarto pelo menos durante 5 minutos.

E pronto isto são apenas alguns, pensando melhor sobre o assunto lembro-me de muita coisa.

E vocês que tiques e manias têm?

2 comentários:

  1. Os outros é que conseguem ver bem as nossas manias, porque para nós aquilo é normal.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho algumas esquisitas.. já fiz um post sobre isso.

    ResponderEliminar