quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ajudar os filhos...


Em conversa com algumas pessoas, surgiu a pergunta se se deve ou não ajudar os filhos no inicio da caminhada por uma vida independente.
Fiquei um pouco abismada com a postura de algumas pessoas que "batiam no peito" para dizer que nunca tinham sido ajudados pelos pais e que um dia os filhos tinham de fazer pela vida sozinhos.

Querem casar? Arranjem o dinheiro! Querem casa?! Comprem-na mas não peçam fiadores, ou ajuda para a escritura! Querem ajuda para mobilar a casa?! Trabalhem mais!

Eu compreendo que o maior desejo de um Pai/Mãe seja que o seu filho(a) construa um caminho vitorioso, atingindo a sua independência financeira e consequentemente o sucesso na sua vida profissional e pessoal.
Mas não entendo a recusa, e atenção que não falo de quem não tem posses financeiras, em dar um empurrão na vida de um filho(a) tal e qual como quando precisaram que os segurassem pelos braços para aprender a andar.
Atingir um nível de qualidade de vida aceitável não é de todo fácil, especialmente quando se começa com estágios não remunerados, ou com contratos precários. E esta situação conduz apenas ao arrastar dos anos em casa dos pais, sem hipótese de talhar um caminho seguro sozinhos.

Eu ainda não sou mãe, mas olhando à minha volta só desejo fazer por um filho aquilo que a minha mãe fez por mim. Apoiá-lo quando chegar a hora de seguir o seu caminho, e ajudá-lo financeiramente na fase em que mais precisa, porque daí em diante ele irá cruzar o seu trilho e provavelmente atingirá o patamar de segurança que precisa para se sustentar até ao fim da vida.
Os mimos dos pais não deturpam a personalidade e a educação de um filho, a chantagem com bens materiais é que sim, porque um filho que sente sempre a preocupação e o carinho dos pais só pode ser uma pessoa melhor para os outros.
A maturidade faz-nos criar laços mais estreitos de ternura com os nossos progenitores, e é nesta fase que damos valor a todo o esforço que eles colocaram na nossa formação enquanto seres humanos. A gratidão pelo que fazem por nós é eterna e quando sabemos que demos o maior passo das nossas vidas com o seu total apoio então sabemos que somos uns felizardos neste Mundo tão cruel.

5 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo.
    Eu felizmente tive e tenho sorte quanto a isso, e tenho muito muito a agradecer aos meus pais.

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso dizer que os meus pais me tenham ajudado, e sinto até uma certa revolta quanto a isso...eu certamente vou ajudar a minha filha, dentro das minhas possibilidades, é claro, mas quero ajudar! Bj:)

    ResponderEliminar
  3. Olha tanto eu como o C. nunca tivemso ajuda dos nossos pais, até pelo contrario...mas tenciono ajudar os Kikos porque sei que é extremamente dificil!

    bjos

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente contigo. Nesse aspecto não me posso queixar!

    ResponderEliminar
  5. Felizmente tenho uns pais que sempre me ajudaram.
    E eu acho que deve ser assim. Ajudar é quando os filhos precisam.
    Mas conheço algumas pessoas que não dão nada aos filhos. Mas um dia mais tarde vão acabar por lhes deixar tudo, né?
    Mentalidades...

    ResponderEliminar