domingo, 31 de julho de 2011

Criopreservação...

Surgem as dúvidas, fazer a criopreservação de células estaminais ou não fazer? E em caso afirmativo, fazer através do Banco Público ou de um Banco Privado?

Eu sei que não devemos pensar no pior mas a verdade é que são milhares as pessoas que por todo o mundo lutam contra doenças como a Leucemia ou o Linfoma não-Hodgkin . E quando este pesadelo bate à porta de um familiar ou de um amigo é inevitável não colocarmos em questão o nosso lado intocável. Aqui surge a minha vontade de jogar pelo seguro, de saber que fiz tudo para assegurar que num cenário destes ela tem mais hipóteses de encontrar a cura.

Mas não existem garantias no campo da saúde, a aplicação das células ainda não é totalmente consensual, nem sempre são viáveis em caso de utilização e os custos associados no sector privado são elevados. Surge assim o Banco Público, onde a criopreservação é feita mas as células podem ser utilizadas noutra pessoa que seja compatível e que precise. Assim mesmo não utilizando as células podemos ajudar alguém a encontrar a cura. Isto é bom mas significa que as células não são guardadas para o nosso bebé ou seja, em caso de necessidade temos prioridade mas ficamos em lista de espera até obter um dador compatível.

Sinceramente não sei que decisão tomar, aposto num investimento e guardo as células da bebé para uma eventualidade sabendo que elas estão disponíveis apenas para ela embora possam não ser viáveis. Ou recorro ao banco público, fico sem a garantia de poder utilizar as células mas sei que elas podem servir para ajudar alguém e sem qualquer custo.

6 comentários:

  1. Nós vamos optar por fazer a criopreservação através de um Banco Privado, mas espero nunca ter de recorrer!
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  2. A criopreservação através de um Banco Público é um gesto revestido de enorme altruísmo e amor ao próximo. Até aqui estamos todos de acordo. O pior é que quando a questão envolve (a vida dos)os nossos filhos, tudo pára, tudo muda e imediatamente, de forma quase irracional, tornamo-nos egoístas e o altruísmo que tanto defendemos passa para 2º, 3º ou 10º plano!
    Isto tudo para te dizer que optaria por um Banco Privado. Sem pestanejar.

    Beijinhos X2 :)

    ResponderEliminar
  3. Nós vamos fazer num Banco Privado por todos os motivos e mais algum, principalmente os assinalados pela Leana. É como um seguro que temos de ter mas que não queremos usar.

    Além disso, é mais um dos presentes que a Nídia já tinha deixado mais do que decidido.

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  4. Eu vou optar pelo Banco Privado, um banco privado português que seja certificado e sólido. Desta forma ficarei de consciência tranquila e com outra opção de tratamento ao invés do habitual transplante de medula óssea.


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Nós vamos optar pelo banco público. Não apenas por uma questão monetária mas tb porque ainda não existem quaisquer garantias sobre a sua eficácia (como aliás já referiste).
    beijinhos

    ResponderEliminar