quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desabafo de uma grávida...

Existem vários estágios de uma grávida. Quase todas nós somos depósitos gigantescos de hormonas mas nem todas sucumbimos totalmente às mesmas. Tenho-me apercebido que alguma mulheres levam este estado como se fosse uma pós-graduação intensiva, não sei se para se sentirem confiantes, se para esconderem os seus receios ou simplesmente porque é a sua forma de viver.

Pessoalmente adoro estar grávida, adoro sentir a minha piolha mas tenho tentado não sucumbir à tentação de me tornar uma doutorada em gravidez. Não sei qual a inclinação certa para o bebé dormir de costas, não sei nada sobre cesarianas (a não ser que dão anestesia), não vejo vídeos sobre o parto, não leio todos os artigos sobre fraldas, não faço uma novela por ter de vestir camisas de dormir horrorosas no hospital (são mesmo feias), não me esforço por saber mais do que a grávida do lado e não me importo muito que me achem desinteressada por determinados temas.

Sou assim como uma tartaruga, que quando nasce tem de encontrar o caminho para o mar, tem de se desenvencilhar e nadar por si mesma com a enorme esperança de que tudo vai correr bem. E não faço questão de ser um tubarão-branco, dominador, incisivo que faz questão de marcar uma posição para todos à volta se aperceberem da sua presença.

É por isso que embora adore falar com grávidas, perceber que passamos todas por fases muito parecidas, que temos as mesmas dores, que sentimos os nossos pequeninos da mesma forma, que temos desejos estranhos e que as coisas mais simples do dia-a-dia se tornam uma verdadeira tarefa herculiana não tenho a mínima paciência para doutoras que criticam tudo e mais alguma coisa e começam todas as frases com "Ai nem pensar, eu acho muito melhor assim...".
Eu quero lá saber de quem toma muito melhores decisões, eu só quero conhecer a minha pequenina, senti-la aninhar-se no meu colo e ter a certeza de que daí em diante o mundo vai ser muito mais colorido.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, identifico-me completamente com o teu post!Aliás, emprestaram-me uma carrada de livros que não me entusiasmam nem um pouco...O único livro que consegui ler até ao fim e que até devorei era uma abordagem bastante cómica da gravidez: Clémentine Garnier, Confidences sur la grossesse. Recomendo embora ache que ainda não foi traduzido para português.bjs

    ResponderEliminar
  2. Já me ofereceram dois livros sobre a gravidez e só aqui entre nós só li a síntese.
    Quando me interesso sobre um tema vou à internet e procuro, nada mais simples.
    E nesta fase dou muita importância aos conselhos das mamãs já com alguns anitos de experiência!
    Beijinhos grandes,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  3. Epá haja alguém que faz parte do mesmo grupo que eu!!!

    ResponderEliminar