segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conselho para grávidas?!

Nas semanas que antecedem o parto...durmam.

Descansem verdadeiramente o vosso corpo e a mente. Coloquem o sono em dia, façam uma massagem, deitem-se de papo para o ar no sofá, leiam, vejam as séries que mais gostam, abracem-se muito ao marido...enfim recarreguem baterias.

Porquê?!

Porque os primeiros tempos são complicados, mesmo que o vosso bebé seja muito tranquilo. As rotinas para mamar são de 3 em 3 horas e o tempo entre mudar a fralda, mamar e arrotar é de sensivelmente 1 hora. Isto deixa-vos duas horas (na melhor das hipóteses) para dormir. Uma vez não custa e nem dez seguidas mas com o passar dos dias o cansaço começa a instalar-se.

Enquanto estive internada desabituei-me a dormir noites seguidas e o meu sono de beleza de 8 horas passou na melhor das hipóteses a ser de 3 ou 4 horas por noite. Se ajudou? Muito, caso contrário acho que mandava a miúda ao Mac ao fim do segundo dia. Mas na maioria dos casos não existe esta fase de transição e as mamãs esgotam as suas energias sem perceberem muito bem como.

Gerir o cansaço e encontrar tempo para si mesma é essencial para se dar a melhor atenção do mundo ao bebé. Já dizia a minha avó "Cuida de ti o melhor possível para poderes cuidar dos outros".

6 comentários:

  1. Que belo conselho :)

    imensidaodosdias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tens que estar bem para cuidar da tua bebé :)

    ResponderEliminar
  3. Um conselho sábio! Sem dúvida que imensas mudanças surgem depois do nascimento do bebé, e nem sempre as mamãs lidam bem com isso, para além de que descansam de menos! beijinhos as duas e bom descanço!

    ResponderEliminar
  4. Querida Purple, espero que muitas futuras mamãs, leiam o teu conselho. É muito pragmático. :)

    ResponderEliminar
  5. E quando são 2 bebés? Essas 2 horas devem reduzir-se a.... ui... nem quero pensar. Respira fundo, Soinita, respira fundo, e aproveita para descansar muito agora.
    Bijus querida e espero que esteja tudo a correr muito bem com vocÊs.

    ResponderEliminar