segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vida de dona de casa...

Diz que uma vez desempregada se entra num pseudo estado de férias. Dizem que sim. Eu cá não vejo onde. O dia começa à hora habitual de um dia de trabalho, pois que a criança cá de casa continua as suas rotinas e não quer cá saber se Dona Mãe podia dormir até ao meio-dia, é levantar, mudar fralda e fazer o leitinho e nem piar. Depois, bom depois há todo um mundo de tarefas domésticas que parecem nunca terminar. Lava a roupa, estende a roupa, arruma 30 mil brinquedos espalhados pelo chão, prepara o lanche da manhã, arruma os quartos, apanha a roupa, faz o almoço, arruma a cozinha, lava a roupa, arruma 30 mil brinquedos espalhados pelo chão, estende roupa, dança os Caricas, ou a Maria, ou a Xana Toc Toc, prepara lanche da tarde, passa a ferro, dá banho, prepara jantar, arruma 30 mil brinquedos do chão, arruma a cozinha, lava o chão, arruma os brinquedos sobreviventes, prepara o leite, deita a criança e desmaia na cama. Levanta-se para aconchegar a criança a cada choraminguice nocturna e no dia seguinte ali está a pequena com o maior sorriso do mundo à nossa espera à hora do costume assim que levantamos os estores. Parecem férias? Not to me. E o pior é que estando em casa parece que a mesma ao invés de se manter mais arrumada se desarruma de forma exponencial. Portanto quando me dizem, aproveita o tempo livre eu questiono Where?! Os dias voam cheios, com muito amor é certo mas eu ganhei um imenso respeito pelas mulheres que optam pelo papel full time mummy. É que não é pêra doce. Não é mesmo.

6 comentários:

  1. A seguir ao "prepara o leite, deita a criança" e antes do "e desmaia na cama" esqueceste-te do "arruma 30 mil brinquedos espalhados pelo chão"...

    :)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que não seja mesmo nada fácil...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. este post podia ter sido escrito por mim! Continuo a levnatr-me todos os dias às sete e até às 23h é sempre non stop. E nunca nada parece arrumado :( É um trabalho por vezes ingrato mas é tão bom vê-los crescer :)

    ResponderEliminar
  4. Se tivesse possibilidades financeiras nesta altura largaria o meu emprego para ser mãe a tempo inteiro, com o (inevitavel) dona de casa incluída :-) A minha filhota tem 17 meses e sinto que não passo tempo suficiente com ela (apesar de estar com ela todos os dias à hora de almoço e aproveitar todo o tempo livre com ela). Felizmente ela fica com alguem da familia que cuida dela com todo o amor. Quem me dera que em Portugal fosse como noutros países que permitem è mãe estar com as crianças em casa até mais tarde, acho que é um bocado violento pôr crianças de meses numa creche, mas claro tem de ser.
    Bem.. já me desviei do assunto... mas isto tudo para dizer que concordo com o que disse, no entanto, há o lado bom de os ver crescer e estar ali para eles.
    Quanto ao que a Dina disse, acho um bocado exagerado(adoro o seu blogue e leio quase diariamente), mas não sei o que arranja para fazer das 7.00 às 23.00 todos os dias. Então e quando trabalhava?

    ResponderEliminar