sexta-feira, 15 de março de 2013

Há uma linha que separa...

O bom-senso da falta de respeito. Essa linha é ténue para algumas pessoas. Difusa. E este facto reflecte-se em situações simples.
Como sabemos o facebook não é nosso amigo, não quer saber das nossas lamentações, do que comemos ao pequeno-almoço ou da hora a que nos vamos deitar. O facebook enriquece dessas coisas e das pessoas que o alimentam de forma desenfreada e em alguns casos sem grandes pudores.
Mas o facebook também não é nosso inimigo, não nos obriga a escrever, não nos cobra pelas fotografias publicadas e não define temas para publicações. Dá-nos a liberdade de falar com amigos, conhecidos e desconhecidos sobre o que nos aprazer. O resto é bom-senso.
Mas o bom-senso não se resume a frases e imagens bonitas que se copiam de um site qualquer. É algo intrínseco à nossa personalidade, ou há, ou não há. E ainda me choco quando constato a absoluta ausência do mesmo em pessoas com uma idade que já combina com o termo sabedoria, ou assim devia.
Quando uma pessoa morre temos de pensar que essa pessoa tem família e amigos chegados. Se a morte é trágica então temos de jogar com o factor tempo, para tentar dar a noticia de uma forma resguardada e prestar o apoio necessário.
A dor da noticia da morte de um ente querido é muito semelhante a um atropelamento. É devastadora e irreversível. E quando existem crianças a situação piora exponencialmente. Há que ter tacto e muito respeito.
Assim quando sabemos da morte de um conhecido cabe-nos dar o espaço à família para receber a noticia em intimidade e chorar. E nao sermos protagonistas de um drama que não é nosso.
Aqui entra o facebook. Falar sobre a nossa vida é uma decisão privada mas dar a noticia da morte de uma conhecida enquanto a família ainda se dirige para o local sem saber o que se passou é...qualquer coisa de surreal.
Não faço ideia do que passa pela cabeça destas pessoas ou até faço e numa palavra resumem-se ao que são: tristes.


1 comentário:

  1. Estou deste lado literalmente boquiaberta... sem saber o que pensar, sem saber o que dizer. Chamar a essas pessoar aberração, é um eufemismo.

    ResponderEliminar